terça-feira, 24 de março de 2009

Visita de Estudo - Soardósias e Museu de Lanifícios

Visita de Estudo
No passado dia 27 de Fevereiro de 2009, sexta-feira, a turma do 10º ano, do curso de Ciências Sociais e Humanas participou numa visita de estudo à pedreira Soardósias no concelho da Covilhã e ao Museu dos Lanifícios da Covilhã, promovida pelas professoras Zulmira Teixeira e Maria de Lurdes Bento, no âmbito das disciplinas de Geografia e História. Também tivemos a presença da Directora de Turma, a professora Graça Graça, que mostrou interesse em nos acompanhar. Devido ao atraso na partida e aos difíceis acessos à pedreira, a viagem foi demorada. Chegados à pedreira, fomos recebidos pelo tio do director da pedreira, que nos mostrou os processos que sofrem as ardósias, desde a sua exploração até à sua aplicação. Ficamos a saber que nesta pedreira se explora ardósias com o maior grau de pureza do mundo. Continuando a nossa visita o nosso guia mostrou-nos vários tipos de ardósias, as diferentes cores que a ardósia adquire, o corte das mesmas, a sua utilização para decoração de edifícios, para telhados, para pavimentação, etc. Também vimos o fosso de onde são extraídas todas as ardósias. Acabada a visita, o nosso guia ofereceu ardósias com certas características, as quais decidimos oferecer ao grupo de ciências da nossa escola. O período de almoço decorreu no Serra Shopping, onde estivemos cerca de uma hora para realizarmos algumas compras e para almoçarmos. Terminado o período de almoço, fomos então visitar o Museu dos Lanifícios, localizado dentro da Universidade da Beira Interior da Covilhã. No museu a visita começou com um pequeno filme sobre a história do museu, onde ficamos a saber que foi fundada pelo Marquês de Pombal, em 1764, além de muitas outras coisas. Acabado o filme, o nosso guia começou a visita onde nos explicou os vários processos que sofre a lã desde a tosquia da ovelha até ao produto final. Também ficamos a saber que este edifício, depois da Real Casa de Panos ter fechado, pertenceu ao exército português, que destruiu as instalações da antiga fábrica. No museu foi-nos possível observar diferentes objectos que ajudavam na produção dos panos, e na produção das fardas do exército e dos pajens do rei. Por fim, ficamos a saber, pelo nosso guia, que durante as obras de adaptação do edifício para Universidade, foi descoberto um conjunto de “fornalhas e de poços cilíndricos”, e mais tarde veio-se a descobrir que pertenciam à Real Casa de Panos. Esta restauração demorou 12 anos até se concluir o magnífico museu que ali se encontra. Terminada a visita, foi-nos possível observar a Universidade, enquanto esperávamos pelo autocarro. Depois voltámos para Nisa contentes com a visita.